Cuidados H1 N1 e Vacinação

 

O que é a gripe H1N1?
A gripe H1N1 é uma doença respiratória aguda e é diferente de uma gripe comum por ser causada por um subtipo distinto do vírus influenza. Ela pertence à família da Influenza A, que também leva em conta com o vírus H3N2.

Qual a diferença de uma gripe comum?
Os sintomas da H1N1 são iguais aos das gripes que estamos acostumados, dor no corpo, fraqueza, mal-estar, febre alta, tosse, espirros e dor de cabeça. O que acontece é que os sintomas podem ser mais fortes que os de uma gripe corriqueira e os pacientes costumam sentir falta de ar e dificuldades respiratórias.

Como se pega H1N1?
É preciso entrar em contato com a saliva ou secreções respiratórias de uma pessoa infectada. Geralmente, a contaminação se dá quando doentes espirram ou tossem. “As gotículas, repletas de partículas infectantes, podem cair sobre superfícies e objetos, onde o vírus pode ficar ativo por dez horas”, afirma Carolina Lázari, infectologista do Fleury Medicina e Saúde*. Em contato com locais contaminados evite levar as mãos ao nariz, boca ou olhos, pois a chance de contaminação é grande.

Se estiver doente, quando posso transmitir o H1N1?
O vírus da gripe A pode ficar no organismo até dez dias após o início da infecção. O pico da transmissão, contudo, acontece nos primeiros cinco dias de sintomas. Após a fase mais forte, o vírus estará em pequenas quantidades e as chances de transmissão chegam a quase zero, de acordo com o pneumologista Francisco Mazon.

Quem corre mais riscos com a doença?
O Ministério da Saúde selecionou o público-alvo da doença, que inclui: crianças de até 5 anos, grávidas, índios, idosos, trabalhadores da saúde e portadores de doenças crônicas. Esses grupos são os mais sensíveis ao vírus e podem ter complicações caso sejam infectados. Por isso, as campanhas de saúde priorizam esses pacientes.

Como é a prevenção?
As medidas mais importantes são a higienização das mãos com frequência, com água e sabão ou álcool em gel. Além disso, é recomendável manter os ambientes arejados, ventilados e limpos, e evitar locais fechados ou com grande número de pessoas. Comer bem, se hidratar e praticar atividades físicas também ajudam a manter o corpo saudável.

Existe vacina contra o H1N1?
Sim, a vacina contra o H1N1 é conhecida vacina contra a gripe. Existem dois tipos diferentes. Uma das vacinas é trivalente, ou seja, imuniza contra três tipos distintos do vírus influenza (gripe), dois do tipo A e um do tipo B. Além desta, existe também uma vacina tetravalente, contra dois vírus do tipo B e dois do A.

O Grupo Unipharma é a primeira rede de farmácias de Campinas, autorizada e capacitada para vacinação contra a gripe.

Related Posts

Deixe seu comentário

Iniciar conversa
Precisa de ajuda?
Olá,
podemos ajudar?